Event Type
In-person
  event

Dia Mundial do Cancro no AE de Estarreja

Organised by
Agrupamento de Escolas de Estarreja e Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Centro)
Event date
R. Dr. Jaime Ferreira da Silva 200, Estarreja , Portugal
Organisation type
Organized by Non-profit or international organisation
Activity type
Health and wellness activities

Details

No  Agrupamento de Escolas de Estarreja, o Dia Mundial do Cancro foi assinalado com grande envolvimento da comunidade educativa.

 Com a motivação da equipa de educação para a saúde, o AE participou ativamente nesta iniciativa. Os alunos do 8º ano, com apoio da docente da disciplina de Educação Visual expressaram através do desenho, as suas emoções em relação à doença e deixaram mensagens de esperança para as crianças doentes. A equipa da educação especial elaborou inspirados cartazes com mensagens de sensibilização para a prevenção. Nas aulas de educação física, representou-se o mundo de pernas para o ar, uma forma de mostrar as dificuldades inerentes à jornada cancro.

Os alunos do 12º ano de Psicologia em articulação com a Associação de Estudantes, idealizaram, criaram   e editaram um vídeo de sensibilização, como forma de alerta da importância de cuidarmos de nós.

O Dia Mundial do Cancro nasceu em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial contra o Cancro para o Novo Milénio, em Paris. A Carta de Paris tem por objetivo promover a investigação sobre cancro, prevenir o cancro, melhorar os serviços prestados aos doentes, sensibilizar e mobilizar a comunidade mundial para progredir na luta contra o cancro, e inclui a adoção do Dia Mundial do Cancro. Vinte e cinco anos depois, estes continuam a ser os objetivos desta data. Todos os anos, centenas de atividades e eventos têm lugar em todo o mundo, o que constitui uma poderosa chamada de atenção para o facto de todos termos um papel a desempenhar na redução do impacto global do cancro. Na escola, o Dia Mundial do Cancro representa uma oportunidade para relembrar comportamentos de saúde e salientar fatores de risco para as doenças, incluindo o cancro. É uma ocasião para explorar a importância da participação cívica e ponderar sobre a importância da literacia em saúde. Mas é também, tempo para refletir sobre a carga associada às doenças e ao cancro, seja, a nível económico, social ou emocional.