Suzete, Brazil
Fui diagnosticada com leiomiossarcoma retroperitoneal na veia cava em 2019. A descoberta da doença foi por acaso, durante uma crise aguda de gastrite, fiz endoscopia e o médico pediu ultrassonografia para ver outros órgãos e o tumor foi encontrado já com 12 cm. Não sentia nada , nenhuma dor apenas cansaço.
Ouvir o diagnóstico do médico me deixou bastante assustada. Na hora não tive muita reação , ela veio bem depois. Tudo foi um choque, a única solução era remoção. E o sistema de saúde da minha cidade, muito precário . Os próprios médicos confusos com a nova realidade. A família ficou assustada, meu pai já havia passado por este calvário .
Quando as decisões foram tomadas e eu saí do meu país para fazer a remoção, tive o apoio da minha filha e de seu marido, na época. Foi um período de muitas incertezas, em um país que eu mal entendia a língua. Meu genro italiano me acompanhava sempre e traduzia tudo para mim. Mas na maioria das situações eu estava sozinha. A força e a coragem vinham da fé em Deus e das orações de amigos e desconhecidos que se uniram em uma corrente de orações!
O pesadelo havia passado, eu voltei para o Brasil. Continuei o acompanhamento lá, e então comecei a sentir dores no abdômen que começaram como um desconforto e foram se agravando. Eu relatava ao médico em todas as consultas e cada vez, era aconselhada a procurar outros especialistas . Até que um dia , este médico sugeriu um exame particular. O câncer havia voltado , eu tinha uma recidiva que atingia parte da veia cava, veia renal e rim direito. Faltava tão pouco para a remissão do câncer ... Meu mundo desabou. O conselho deste médico era que eu voltasse a operar novamente no mesmo lugar da primeira cirurgia. Eu voltei imediatamente após o resultado do exame. Fui operada em 2024, logo após a cirurgia, já no primeiro exame, uma tomografia, foi encontrado outro nódulo muito pequeno e estou fazendo acompanhamento.
Eu digo às pessoas com câncer ou não , que tenham fé e coragem! Sei o quanto o tratamento é agressivo, difícil. Tenham bons pensamentos, procurem estar sempre animados e com espírito nutrido. Creio que este seja o primeiro passo para enfrentar e sair vitorioso desta luta desigual! Sou cristã, então desejo que Deus abençoe e cure à todos!